A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quinta-feira (25) o pagamento de um novo lote de ressarcimento das cotas do antigo fundo do PIS/Pasep para trabalhadores e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988. Nesta etapa, recebem os beneficiários que solicitaram o saque até o dia 31 de maio.
Os valores médios pagos variam entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, conforme o tempo de serviço e a remuneração recebida pelo trabalhador no período. O benefício refere-se às cotas do antigo fundo PIS/Pasep, extinto em 2020, e não tem relação com o abono salarial pago anualmente.
Têm direito ao ressarcimento trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que exerceram atividades entre 1971 e 1988, além de herdeiros ou dependentes legais de titulares falecidos.
A consulta pode ser realizada por meio do portal Repis Cidadão, utilizando uma conta Gov.br de nível prata ou ouro. Também é possível verificar a existência de valores disponíveis pelo aplicativo do FGTS.
O pedido de ressarcimento pode ser feito diretamente pelo aplicativo FGTS, na opção “Ressarcimento PIS/Pasep”, mediante envio da documentação necessária, ou presencialmente em uma agência da Caixa, com apresentação de documento oficial com foto.
O pagamento é realizado por crédito em conta bancária. Para quem não possui conta na Caixa, é aberta automaticamente uma poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
