Motoristas que trafegam pelas rodovias federais administradas pela CCR ViaSul no Rio Grande do Sul passaram a pagar mais caro pelos pedágios a partir da meia-noite desta sexta-feira (26). O reajuste de 20% foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e vale para as sete praças localizadas nas BRs 101, 386 e 290 (Freeway).
Com o aumento, a tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões de dois eixos passou de R$ 5,50 para R$ 6,60. Já motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas passaram a pagar R$ 3,30 por passagem.
Os novos valores também impactam os veículos de maior porte. Caminhões leves, ônibus, caminhões-tratores e furgões de três eixos passam a pagar R$ 13,20, enquanto caminhões com reboque ou caminhões-tratores com semirreboque de seis eixos terão tarifa de R$ 39,60.
Segundo a ANTT, o reajuste está previsto no contrato de concessão firmado com a CCR ViaSul e leva em consideração o reequilíbrio contratual com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no país.
As novas tarifas são aplicadas nas praças de pedágio da BR-290 (Freeway), em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha; da BR-101, em Três Cachoeiras; e da BR-386, nos municípios de Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro.
Com a mudança, motoristas que utilizam esses trechos com frequência devem considerar o reajuste no planejamento dos custos de viagens e deslocamentos diários.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
