Subiu para 235 o número de mortos em decorrência dos dois fortes terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira. O novo balanço foi divulgado nesta quinta-feira pelo ministro da Saúde, Carlos Alvarado, que informou que as vítimas chegaram sem vida ou morreram nas unidades de saúde. Entre os mortos estariam dois brasileiros.

Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com menos de um minuto de intervalo e provocaram destruição em diversas regiões do norte do país. A cidade de La Guaira, vizinha à capital Caracas, foi a mais atingida. O município, onde está localizado o principal aeroporto venezuelano, teve diversos edifícios destruídos e permanece com o terminal aeroportuário interditado.
Equipes de resgate seguem trabalhando em meio aos escombros na tentativa de localizar sobreviventes. Moradores relataram que ouviram pessoas soterradas por horas, mas a falta de equipamentos dificultou os resgates. Em alguns casos, vítimas morreram antes de serem alcançadas pelas equipes.
Diante da gravidade da situação, o Exército dos Estados Unidos anunciou o envio de dois navios de guerra, além de aviões de transporte e helicópteros para apoiar as operações humanitárias. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também confirmou o envio de uma missão brasileira de assistência à Venezuela.
A presidente interina Delcy Rodríguez visitou La Guaira nesta quinta-feira e decretou a região como “zona de desastre”. Além dos danos causados pelos terremotos, a cidade registrou casos de saques a estabelecimentos comerciais.
Nas redes sociais, familiares intensificaram a busca por informações sobre desaparecidos, enquanto hospitais divulgaram listas com os nomes dos feridos. O primeiro tremor ocorreu às 18h04 no horário local, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), seguido por um segundo terremoto de magnitude 7,5, considerado o mais forte registrado na Venezuela desde 1900.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
