O número de mortos em decorrência dos fortes terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira subiu para 589, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira pela presidente interina do país, Delcy Rodríguez. O aumento das vítimas ocorreu à medida que as equipes de resgate avançam na busca por sobreviventes, principalmente no estado de La Guaira, onde mais de 100 edificações foram destruídas pelos tremores.
Além das mortes confirmadas, as autoridades contabilizam cerca de 2,9 mil feridos. Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, o número de vítimas fatais pode ser ainda maior, já que há pessoas desaparecidas sob os escombros.
Em pronunciamento transmitido pela televisão estatal, Delcy Rodríguez afirmou que as equipes de emergência trabalham de forma ininterrupta desde a tragédia e fez um apelo por mais apoio internacional para fortalecer as operações de resgate e assistência às vítimas.
Entre os mortos estão dois brasileiros, um homem e uma mulher. O Governo Federal informou que presta assistência consular aos familiares das vítimas e reforçou as ações de cooperação com o país vizinho.
Na quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o envio de uma missão humanitária brasileira à Venezuela. A operação conta com 44 profissionais, incluindo integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, bombeiros militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os técnicos da Anatel utilizam equipamentos capazes de detectar sinais de telefones celulares sob os escombros, tecnologia que auxilia na localização de possíveis sobreviventes e no direcionamento das equipes de busca e resgate. O governo venezuelano aceitou a oferta de ajuda brasileira e agradeceu oficialmente o apoio prestado pelo Brasil.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
