O Ministério da Saúde atualizou nesta segunda-feira (20) o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, foram confirmados 47 casos em todo o país, enquanto 57 seguem em investigação. Outras 578 notificações já foram descartadas.
O número de óbitos confirmados chegou a nove, sendo seis em São Paulo, duas em Pernambuco (no município de Lajedo) e uma no Paraná, em Foz do Iguaçu. Há ainda sete mortes em investigação: um em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Paraná. Foram descartadas 27 notificações de óbitos que estavam sob investigação.
No Rio Grande do Sul, não há novos casos suspeitos desde o dia 17 de outubro. Ao todo, o estado registrou 29 casos, dos quais 28 foram descartados e um confirmado, no dia 7 de outubro.
O estado de São Paulo segue liderando o número de casos, com 38 confirmações e 19 em investigação. Outros casos confirmados foram registrados no Paraná (5), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1).
As autoridades de saúde reforçam a importância de não consumir bebidas de procedência duvidosa e orientam a população a buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas suspeitos de intoxicação.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
