Close Menu
    • Início
    • Sobre
    • Contato
    • Categorias
      • Agronegócio
      • Clima
      • Colunistas
      • Culinária
      • Cultura
      • Direitos Humanos
      • Economia
      • Emprego
      • Editorial
      • Educação
      • Eleições
      • Emprego
      • Ensino
      • Esporte
      • Estado
      • Estradas
      • Geral
      • Humor
      • Justiça
      • Lazer
      • Literatura
      • Meio Ambiente
      • Mistério
      • Mobilidade Urbana
      • Mundo
      • Música
      • Notícias
      • Obras
      • País
      • Polícia
      • Política
      • Previsão do Tempo
      • Qualificação
      • Região
      • Religião
      • Saneamento
      • Saúde
      • Segurança
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    Notícias RS
    • Início
    • Sobre
    • Contato
    • Categorias
      • Agronegócio
      • Clima
      • Colunistas
      • Culinária
      • Cultura
      • Direitos Humanos
      • Economia
      • Emprego
      • Editorial
      • Educação
      • Eleições
      • Emprego
      • Ensino
      • Esporte
      • Estado
      • Estradas
      • Geral
      • Humor
      • Justiça
      • Lazer
      • Literatura
      • Meio Ambiente
      • Mistério
      • Mobilidade Urbana
      • Mundo
      • Música
      • Notícias
      • Obras
      • País
      • Polícia
      • Política
      • Previsão do Tempo
      • Qualificação
      • Região
      • Religião
      • Saneamento
      • Saúde
      • Segurança
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    Facebook Instagram YouTube
    Notícias RS
    Início » Reconstrução viária no RS exigirá R$ 10,4 bilhões e deve se estender até 2026, aponta governo
    Estado

    Reconstrução viária no RS exigirá R$ 10,4 bilhões e deve se estender até 2026, aponta governo

    Fernando KopperFernando Kopper24 de abril de 202503 minutos de leitura2
    O esforço para reconstruir e tornar mais resiliente a malha rodoviária do Rio Grande do Sul após a enchente histórica de maio de 2024 demandará investimentos bilionários e anos de trabalho, segundo projeções do governo estadual e federal. Estimativas do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apontam que ao menos R$ 10,4 bilhões serão necessários para erguer uma infraestrutura capaz de resistir a eventos climáticos extremos.
    Desse total, R$ 9,9 bilhões se referem a obras em rodovias sob responsabilidade do Estado, enquanto outros R$ 500 milhões estão vinculados a projetos de “adequação de cheias” em fase de elaboração pela União. A reconstrução da malha viária atingida contempla mais de 13,7 mil quilômetros impactados — sendo 60% sob gestão estadual e o restante da União.
    Somente nas regiões da Serra, dos Vales e Central, mais afetadas pelas enchentes, o Daer estima investimentos de R$ 3 bilhões. O governo estadual já contratou R$ 1,7 bilhão em obras por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), além de R$ 400 milhões aplicados emergencialmente. O governo federal, por sua vez, contratou outros R$ 1,2 bilhão para ações de recuperação. Juntos, os valores chegam a R$ 2,9 bilhões — apenas 28% do montante necessário para garantir resiliência estrutural.
    Segundo o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, os contratos firmados com empreiteiras incluem exigências técnicas mais rigorosas. Novas pontes, por exemplo, devem ser construídas ao menos 1,5 metro acima do nível máximo da cheia de 2024. Um dos exemplos é a ponte entre Arroio do Meio e Lajeado, que passou de 80 para 172 metros de extensão e foi elevada em cinco metros.
    Além disso, os projetos em andamento contemplam a contenção de encostas e a construção de viadutos de várzea para permitir o escoamento de água em locais onde a rodovia foi cortada pela enxurrada, como na RS-348, entre Agudo e Dona Francisca. Um dos viadutos previstos deverá ter cerca de 500 metros.
    Os prazos de conclusão variam conforme o tamanho das obras, mas a expectativa do governo é concluir a reconstrução da malha até o fim de 2026. “Em abril do ano passado, se dizia que levaria de quatro a cinco anos, talvez até uma década, para o Estado se recompor”, lembra Costella.
    Atualmente, sete bloqueios totais e seis parciais ainda persistem em estradas estaduais. Já os trechos federais estão liberados, com quatro restrições parciais ao tráfego. O Dnit informou que os serviços seguem com recursos já garantidos, e os projetos estruturantes para prevenir novas enchentes ainda estão em fase de estudos.
    A infraestrutura afetada também impactou a logística da produção. Segundo Fábio Avancini Rodrigues, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), ainda há reflexos logísticos da tragédia, e a lentidão nas obras compromete a competitividade do setor. Para ele, apesar da complexidade, “poderíamos ser mais ágeis”.
    Na indústria, os prejuízos chegaram a R$ 14 bilhões, segundo levantamento do Banco Mundial com dados da Fiergs. Só na logística, os danos foram de R$ 4,1 bilhões. O presidente da entidade, Claudio Bier, destaca que 10 novas pontes foram entregues com apoio da iniciativa privada, mas ainda há gargalos — como na RS-287, entre Santa Maria e a Região Metropolitana, onde uma ponte definitiva aguarda instalação.
    Mesmo diante dos desafios, Bier aposta na recuperação: “Com os recursos que estão entrando, bem aplicados no setor de logística, mais a ajuda da iniciativa privada, vamos nos recuperar. Temos de pensar de forma positiva”.
    Com informações: Jornalista Fernando Kopper
    Fernando Kopper

    Assuntos Relacionados

    Estado

    Eduardo Leite lança programa inédito de reconhecimento para valorizar profissionais da educação e premiar estudantes no RS

    14 de agosto de 2025
    Estado

    Quase mil gaúchos mudaram de nome diretamente em cartórios desde 2022

    14 de agosto de 2025
    Estado

    Rio Grande do Sul tem a CNH mais cara do Brasil, com custo médio de quase R$ 5 mil

    8 de agosto de 2025
    Estado

    Seminário em Porto Alegre reúne especialistas e gestores para enfrentar avanço do escorpião-amarelo no RS

    7 de agosto de 2025
    Estado

    Assembleia Legislativa instala CPI para investigar serviço de concessionárias de energia no RS

    7 de agosto de 2025
    Estado

    Temporal com ventos de até 103,7 km/h provoca danos em telhados e mobiliza Defesa Civil em Jaguarão e outros municípios gaúchos

    4 de agosto de 2025
    Últimas Notícias

    Cruz Alta avança em projeto do Minha Casa, Minha Vida com 140 novas moradias no bairro Acelino Flores

    14 de agosto de 2025

    Cruz Alta inicia obra de drenagem pluvial no Bairro do Sol para prevenir alagamentos

    14 de agosto de 2025

    Cruz Alta exige emissão de NF-e para produtores rurais com receita acima de R$ 360 mil

    14 de agosto de 2025

    Arábia Saudita retoma importação de carne de aves do RS após fim de foco de influenza aviária em Montenegro

    14 de agosto de 2025
    Todos direitos reservados NotíciasRS © 2025
    • Início
    • Política de Privacidade
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Contato

    Escreva o que deseja buscar e aperte Enter para realizar a busca.