As duas mulheres investigadas pela morte do ciclista Cleocir Jorge dos Santos, de 54 anos, prestaram novo depoimento à Polícia Civil na tarde de segunda-feira (22) e mantiveram a mesma versão apresentada anteriormente sobre o acidente ocorrido na Avenida Brasil Oeste, no bairro Boqueirão, em Passo Fundo.
Segundo a delegada Daniela de Oliveira Mineto, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), as investigadas, moradoras de Carazinho, relataram que vieram a Passo Fundo para passar o dia na cidade. Conforme o depoimento, elas foram ao shopping, almoçaram e, posteriormente, decidiram fazer uma caminhada e praticar exercícios físicos.
As mulheres afirmaram que não sabiam que a ciclofaixa era destinada exclusivamente à circulação de ciclistas. Disseram ainda que, antes de iniciar a caminhada, resolveram fazer registros fotográficos no local porque o calor e a intensidade do sol ainda eram muito fortes.
De acordo com o relato prestado à polícia, ambas foram surpreendidas pelo impacto da colisão e acreditam que a incidência do sol possa ter prejudicado a visão do ciclista. Elas também afirmaram que Cleocir não teria emitido qualquer sinal sonoro nem tentado desviar antes do choque.
Uma das investigadas declarou que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) logo após o acidente e que ambas permaneceram no local até a chegada das equipes de socorro e da Brigada Militar. Os depoimentos foram prestados na presença do mesmo advogado e, conforme a delegada, apresentaram versões praticamente idênticas sobre a dinâmica dos fatos.
O acidente aconteceu quando as duas mulheres estavam sobre a ciclofaixa, conforme mostram imagens de câmeras de monitoramento. Após a colisão, Cleocir Jorge dos Santos perdeu o equilíbrio, caiu na pista de rolamento e foi atropelado por um Fiat Siena que trafegava pela via. Equipes do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da Brigada Militar atenderam a ocorrência, mas o ciclista morreu ainda no local em razão da gravidade dos ferimentos.
A investigação concluiu que o motorista do automóvel não teve responsabilidade pelo atropelamento, considerado inevitável diante da queda repentina da vítima na pista.
O inquérito concentra-se agora na conduta das duas pedestres, investigadas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A Polícia Civil busca determinar se a presença delas na ciclofaixa e a ocupação indevida do espaço destinado aos ciclistas foram determinantes para o acidente que resultou na morte de Cleocir Jorge dos Santos.
O caso gerou grande repercussão em Passo Fundo, mobilizando familiares, amigos e ciclistas, que realizaram um ato em homenagem à vítima e cobraram maior conscientização da população e fiscalização quanto ao uso correto das ciclovias e ciclofaixas da cidade.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: Grupo Planalto de Comunicação
