O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), por meio dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates), divulgou nesta semana o primeiro balanço do avanço da semeadura da safra 2025/2026 no Rio Grande do Sul. Até o momento, foram implantados 17.521 hectares, o que corresponde a 1,9% da intenção total de semeadura, estimada em 920.071 hectares para o ciclo.
De acordo com o levantamento, a Região Central registra 1.424 hectares semeados no sistema pré-germinado. Na Fronteira Oeste, são 145 hectares em linha, representando 0,05% da área prevista. A Planície Costeira Interna soma 5.180 hectares em pré-germinado, correspondendo a 3,69% da estimativa regional. Já a Planície Costeira Externa contabiliza 1.582 hectares, o equivalente a 1,67% da área esperada. A Zona Sul é a que apresenta o maior avanço até agora, com 9.190 hectares em linha, correspondendo a 5,87% da intenção de semeadura. Já a Região da Campanha ainda não registrou áreas implantadas em função das chuvas recorrentes que têm limitado as operações de campo.
O mês de outubro é considerado tecnicamente o período preferencial para a semeadura do arroz irrigado no Estado, garantindo melhor aproveitamento das condições de solo e clima. A tendência, segundo o Irga, é que, com a maior estabilização do tempo, as janelas de plantio se ampliem e o ritmo de implantação da cultura avance de forma mais consistente em todas as regiões produtoras.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper