A ação de criminosos na madrugada da última quarta-feira (24) provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica e causou prejuízos à rede de distribuição em pelo menos duas regiões de Cruz Alta. Conforme registros, foram furtados mais de 150 metros de cabos de cobre pertencentes à rede da RGE.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 4h, na Avenida Venâncio Aires, em frente ao Estádio Guarani, nas proximidades da Delegacia de Polícia e de um ponto de moto-táxi. Um eletricista da concessionária foi acionado para atender uma falta de energia e constatou que criminosos haviam furtado um vão de aproximadamente 30 a 40 metros de cabos de cobre.
Cerca de uma hora depois, por volta das 5h, um novo furto foi registrado no bairro São José. Na Rua General João Manoel, em frente ao número 1481, próximo ao Mercado Linke da Cândido, equipes da RGE identificaram o desaparecimento de aproximadamente 120 metros de cabos de cobre. Os criminosos levaram quatro linhas de fios instaladas entre dois postes, deixando moradores da região sem fornecimento de energia elétrica.
As duas ocorrências foram registradas junto às autoridades competentes ainda na tarde de quarta-feira. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
Os furtos de cabos de cobre têm gerado preocupação em Cruz Alta devido aos prejuízos causados à concessionária, aos transtornos enfrentados pela população com a interrupção do serviço e aos riscos à segurança pública. Além do impacto financeiro, esse tipo de crime compromete o funcionamento da rede elétrica e pode colocar em risco tanto os autores do furto quanto moradores e equipes responsáveis pelos reparos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Rádio Cruz Alta
