O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu pela primeira vez utilizando tornozeleira eletrônica em uma foto publicada nas redes sociais nesta segunda-feira (22). A imagem foi postada no perfil do deputado federal Maurício Souza (PL-MG), ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, e mostra o parlamentar ao lado de Bolsonaro, apontando para a perna do ex-presidente.

Na legenda da postagem, o deputado escreveu: “Maior injustiça da história desse país. Não vou desistir do nosso Brasil”. A foto rapidamente se espalhou pelas redes sociais, marcando a primeira vez em que o ex-presidente é visto publicamente com o equipamento desde que a medida foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na última sexta-feira (19).
A imposição da tornozeleira faz parte de um conjunto de medidas cautelares aplicadas contra Bolsonaro, que também está proibido de utilizar redes sociais. Por isso, o ex-presidente não compartilhou a imagem em seus próprios canais.
Pouco depois da divulgação da foto, Bolsonaro também foi visto pela imprensa usando a tornozeleira eletrônica durante uma coletiva organizada pela oposição na Câmara dos Deputados. Apesar da presença, ele não concedeu entrevistas.
As medidas fazem parte das investigações que apuram a tentativa de golpe de Estado e outros crimes envolvendo a cúpula do governo anterior e setores militares.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper