A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quarta-feira (20) o edital do Vestibular 2026, que oferece 4.023 vagas distribuídas em 97 cursos. As inscrições começam na segunda-feira (25) e seguem até 22 de setembro, devendo ser feitas exclusivamente pelo site oficial do concurso.
O valor da taxa de inscrição é R$ 180, e os candidatos que obtiveram isenção devem se inscrever normalmente dentro do prazo.
As provas serão aplicadas nos dias 29 e 30 de novembro, sempre às 14h, com locais de realização divulgados individualmente no Portal do Candidato. No primeiro dia (sábado), os testes contemplarão Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática. No segundo dia (domingo), será a vez de Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia e Redação.
A prova de Literatura exigirá leitura de obras obrigatórias, entre elas:
Machado de Assis – Quincas Borba
José de Alencar – O Demônio Familiar
Virginia Woolf – Mrs. Dalloway
Djaimilia Pereira de Almeida – A visão das plantas
Paulina Chiziane – Niketche: Uma História de Poligamia
Jeferson Tenório – O Avesso da Pele
José Falero – Mas em que Mundo tu Vive?
Lupicínio Rodrigues – Seleta de canções (com diversas faixas selecionadas)
Kaká Werá – A Terra dos Mil Povos
Ruth Guimarães – Água Funda
Gabriel García Márquez – Cem Anos de Solidão
Angélica Freitas – Um Útero é do Tamanho de um Punho
O vestibular da UFRGS é um dos principais processos seletivos do país e avalia tanto conhecimento acadêmico quanto compreensão literária, científica e histórica, preparando os estudantes para a entrada no ensino superior em diversas áreas de conhecimento.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper