Por trás de cada rótula florida, de cada canteiro organizado e de cada espaço público bem apresentado em Cruz Alta, existe uma equipe que atua diariamente para manter o município impecável. Os servidores da equipe de paisagismo e embelezamento (zeladoria) desempenham um papel fundamental na conservação e valorização da cidade.

Com dedicação constante, profissionais como Paulo Funk, André da Rocha, Richard Elias e Ranie Erthal trabalham na manutenção das rótulas e canteiros, realizando plantio de flores perenes, escolhidas pela resistência às variações climáticas, além de serviços de pintura, limpeza e organização dos espaços urbanos. Cada detalhe é pensado para proporcionar um ambiente mais agradável aos moradores e visitantes.
O trabalho exige comprometimento diário. Em períodos de estiagem, por exemplo, a rotina se intensifica, com rega constante para garantir que as plantas permaneçam saudáveis e que o visual da cidade continue harmonioso. É um esforço silencioso, muitas vezes realizado nas primeiras horas do dia, mas que impacta diretamente na qualidade de vida da população.
“Nosso trabalho começa cedo e não tem tempo ruim. A gente sabe que cada canteiro cuidado e cada flor plantada fazem diferença no dia a dia da população. É gratificante ver a cidade bonita e saber que isso é resultado do nosso esforço. Mesmo nos períodos de calor intenso, quando o trabalho dobra por causa da rega diária, seguimos firmes. Cuidar de Cruz Alta é motivo de orgulho para mim”, destaca Ranie.
Mais do que estética, a atuação da equipe de zeladoria representa cuidado com o patrimônio público, respeito com os cidadãos e orgulho pelo município. São profissionais que contribuem, todos os dias, para que Cruz Alta siga sendo referência em organização e beleza urbana.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
