O temporal registrado na quinta-feira provocou diversos transtornos em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul. Conforme relatório da Defesa Civil do município, foram realizados 15 atendimentos relacionados aos danos causados pela chuva e pelos ventos.
Uma residência foi destelhada e sete pessoas precisaram ser encaminhadas para um hotel conveniado com a prefeitura. Ao todo, o temporal afetou cerca de 500 pessoas na cidade. Das oito árvores que caíram, cinco estavam na zona urbana e três no interior do município. Entre os casos registrados está o de uma residência localizada na rua Distrito Federal, no Centro, atingida por uma árvore.
A Defesa Civil também distribuiu lonas para seis famílias que buscaram atendimento junto ao Grupo de Resposta em Atendimento de Urgência (GRAU) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Na manhã seguinte ao temporal, ainda havia registro de falta de energia elétrica nas secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente.
Em Seberi, nove residências foram danificadas, com telhas quebradas ou parcialmente destruídas. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Gilmar Sbiacheski, árvores caíram em estradas rurais e também na BR-386, mas foram retiradas ainda durante a noite. Apesar dos danos, não houve necessidade de retirada de moradores de suas casas, e o temporal foi considerado rápido, embora tenha atingido diversos bairros.
Já em Sarandi, moradores afetados pelo temporal foram orientados a procurar a Secretaria Municipal de Habitação para retirada de lonas. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Giovani Henrique Bueno, até as 9h30min, dez famílias já haviam sido atendidas.
Três residências foram atingidas por árvores, e os moradores precisaram se abrigar em casas de vizinhos. O levantamento dos prejuízos ainda está em andamento e, até o momento, não há indicação de um bairro mais atingido no município.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
