O senador Marcos do Val (Podemos-ES) confirmou nesta quinta-feira (24) que viajou aos Estados Unidos utilizando seu passaporte diplomático, mesmo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinava o bloqueio de seus documentos. A informação foi divulgada por meio de nota oficial de sua assessoria.
Segundo o comunicado, o parlamentar embarcou com o passaporte diplomático que, embora alvo de decisão judicial de apreensão desde agosto do ano passado, continuava em sua posse. A nota afirma que o documento está “plenamente válido até 31 de julho de 2027, sem qualquer restrição”, e destaca que o visto oficial (B1/B2) foi renovado pela Embaixada dos EUA no último dia 22, com validade até julho de 2035.
A decisão que determinou a apreensão e bloqueio dos passaportes de Marcos do Val foi confirmada por unanimidade pela Primeira Turma do STF em fevereiro deste ano. Na ocasião, a Polícia Federal realizou buscas em endereços do senador, mas não encontrou o passaporte diplomático. A ordem judicial foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes e confirmada também pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.
Apesar da restrição judicial, a viagem levanta questionamentos sobre o cumprimento das decisões do STF e a conduta do senador diante de determinações legais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper