A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) emitiu um alerta aos contribuintes do Rio Grande do Sul sobre tentativas de golpe que utilizam indevidamente o nome do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Conforme o governo do Estado, o programa não realiza contatos com seus participantes por meio do aplicativo WhatsApp e qualquer mensagem recebida por esse canal, em nome do NFG, deve ser considerada suspeita.
A orientação da Sefaz é para que o contribuinte não interaja com esse tipo de mensagem e comunique imediatamente o ocorrido à gestão do programa. A denúncia pode ser feita por meio de um formulário específico disponível no site oficial do Nota Fiscal Gaúcha, permitindo que os responsáveis acompanhem e ajudem a coibir novas tentativas de fraude.
Ainda de acordo com a Secretaria da Fazenda, os únicos canais oficiais de comunicação do Nota Fiscal Gaúcha são o aplicativo e o site do programa, ambos com acesso realizado exclusivamente por meio de login gov.br. É nessas plataformas que estão publicadas todas as informações corretas, campanhas vigentes, sorteios, prêmios e dados do cadastro dos participantes.
Os contatos diretos feitos com os cidadãos cadastrados ocorrem apenas por e-mail ou por mensagens SMS enviadas ao telefone informado no cadastro. Em uma das tentativas de golpe identificadas recentemente, os criminosos utilizaram um número telefônico com código de área 47, correspondente à região Norte de Santa Catarina, que abrange municípios como Joinville, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú, o que reforça a necessidade de atenção redobrada por parte dos contribuintes.
Com aproximadamente 4,2 milhões de participantes, o Nota Fiscal Gaúcha tem como principal objetivo incentivar os consumidores a solicitarem a inclusão do CPF na nota fiscal no momento das compras, promovendo a cidadania fiscal. A iniciativa contribui para que as vendas sejam corretamente declaradas pelas empresas, auxiliando no combate à informalidade e à concorrência desleal no mercado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
