O desenvolvimento do Parque da Cruz Monumental, que será erguido no Parque Municipal Prefeito Antônio Carlos Gomes Nunes, avançou nesta semana com reuniões técnicas em Porto Alegre. Na quarta-feira (13), a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, acompanhada do deputado estadual Rafael Braga e do vereador Leonel Carlan, líder do governo, além da secretária municipal de Planejamento, Bárbara Vieira Nogueira, e sua equipe técnica, participou de encontro no escritório Santini e Rocha Arquitetos, referência nacional em projetos de destaque, como o Centro de Ciências e Cultura da PUCRS, a Biblioteca Central da PUCRS, a sede da ADUFRGS e obras corporativas e educacionais no Brasil e exterior, incluindo a fábrica da Perto na Índia.
O objetivo da visita foi alinhamento de detalhes técnicos para a execução do projeto, que busca consolidar o parque como um marco turístico, cultural e religioso, valorizando o patrimônio histórico e promovendo o turismo local. A prefeita Paula destacou a importância da iniciativa para a cidade:
“Esse projeto representa mais um passo na valorização do patrimônio histórico e na promoção do turismo, consolidando o parque como espaço de referência para moradores e visitantes”, afirmou.
Na manhã de quinta-feira (14), a prefeita e o deputado estadual Rafael Braga participaram de reunião na Superintendência de Patrimônio da União, tratando da fase final de transferência de aproximadamente 20 hectares que abrigarão o parque.
O Parque da Cruz Monumental é uma idealização do deputado federal Bibo Nunes, concebido para se tornar um marco turístico, cultural e religioso de Cruz Alta, atraindo visitantes de diferentes regiões e fomentando a economia local. A viabilização da obra está sendo possível por meio de emendas parlamentares de sua autoria, garantindo os recursos necessários desde o planejamento até a execução.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper