O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB), determinou nesta quinta-feira (18) o afastamento imediato de um professor da rede municipal de ensino, após a divulgação de uma charge em suas redes sociais considerada de incitação à violência.
O docente, que também atua como chargista e não teve a identidade revelada, teria publicado uma ilustração satírica sobre a morte de Charlie Kirk, fundador da organização conservadora Turning Point USA. Além disso, o professor era responsável por charges que criticavam e satirizavam o próprio prefeito.
A denúncia foi apresentada pelo vereador Moisés Scussel Neto (MDB), que solicitou providências à Secretaria Municipal de Educação (SMED). “Solicitei medidas urgentes e uma investigação acerca do caso. Independente da ideologia política, vibrar com crimes bárbaros? O que este professor está ensinando aos seus alunos?”, questionou o parlamentar.
O prefeito Diogo Siqueira também se manifestou pelas redes sociais: “Não podemos compactuar com esse tipo de extremismo idiota e violento. Isso não tem espaço e não será levado para dentro das nossas salas de aula.”
A Prefeitura instaurou uma sindicância administrativa para apurar os fatos, garantindo ao servidor o direito à defesa. O processo poderá resultar em penalidades que vão de advertência à exoneração, dependendo das conclusões da investigação. Enquanto a apuração segue, o professor permanecerá afastado de suas funções.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper