Uma operação conjunta da Polícia Civil do Rio Grande do Sul resultou, nesta quarta-feira, 20/08, na prisão de um pecuarista de 40 anos em Júlio de Castilhos, suspeito de receptação de gado furtado e apropriação indébita. A ação foi realizada na localidade de Ramada, no interior do município, e envolveu a Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Bagé, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santana do Livramento, a Decrab de Cruz Alta e contou com o apoio de fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
De acordo com a investigação, o pecuarista já era monitorado por envolvimento em receptação de animais na região da Fronteira. Durante a operação, foram encontrados cinco bovinos com procedência irregular. Entre eles, duas vacas furtadas em Santana do Livramento, identificadas pela vítima por meio de fotografias das marcas originais. Outros três animais, duas vacas e uma terneira, apresentavam sinais de adulteração em seus identificadores, prática usada para dificultar o rastreamento.
Os policiais também constataram que o suspeito teria tentado enganar a fiscalização trocando animais apreendidos anteriormente por outros de características diferentes, mantendo apenas a mesma quantidade e categoria, em uma tentativa de mascarar a origem do rebanho.
Na ação, foi apreendido ainda um caminhão boiadeiro utilizado para o transporte do gado furtado. Os animais recuperados foram encaminhados ao CTG Júlio de Castilhos para avaliação e posterior restituição.
O pecuarista foi conduzido à Delegacia de Polícia e permanecerá à disposição da Justiça. A operação é considerada pela Polícia Civil um importante avanço no combate ao abigeato no Estado, atingindo diretamente a cadeia de receptação que alimenta os crimes de furto de gado no Rio Grande do Sul.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: FC Folha da Cidade