Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (24) o Edital nº 06/2025, que anuncia a abertura do concurso público para ingresso nas carreiras de Escrivão de Polícia e Inspetor de Polícia da Polícia Civil. Ao todo, são 720 vagas, sendo 360 para Escrivão e 360 para Inspetor.
As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (27) e seguirão até o dia 26 de novembro de 2025, exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundatec. A prova de capacitação intelectual, composta por provas teórico-objetivas e de redação, está prevista para 18 de janeiro de 2026.
O concurso garante percentual de vagas reservadas para pessoas com deficiência, negras, trans e integrantes dos povos indígenas, conforme estabelecido pelos Decretos Estaduais nº 56.229/2021 e nº 56.921/2023.
Requisitos para participação
Segundo a Lei Federal nº 14.735/2023 e a Lei Estadual nº 12.350/2005, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
Ser brasileiro ou naturalizado, conforme art. 12 da Constituição Federal;
Ter mínimo de 18 anos até a matrícula no Curso de Formação Profissional;
Possuir Cédula de Identidade Civil (RG) válida;
Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
Ter curso superior reconhecido pelo MEC até a data da posse;
Possuir Carteira Nacional de Habilitação mínima categoria B;
Ter CPF válido e regularizado perante a Receita Federal;
Possuir saúde física, psiquiátrica e aptidão psicológica compatíveis com a função policial;
Ter conduta moral, ética e social compatível com a carreira policial.
O concurso representa uma oportunidade histórica para ingresso na Polícia Civil, com ampla divulgação e vagas destinadas à diversidade social, garantindo acesso igualitário a candidatos de diferentes perfis.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
