O município de Pelotas decretou, nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, situação de emergência em razão do temporal registrado no último dia 12. O decreto tem validade de 180 dias.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a cidade foi atingida por um tornado, fenômeno registrado por moradores do bairro Fragata, na zona Oeste do município.
Além do bairro, onde uma árvore caiu sobre o telhado de uma residência e uma empresa foi destruída pela força do vento, foram contabilizados estragos em diversos pontos da cidade. Na manhã do temporal, postes também caíram e provocaram vários destelhamentos. A prefeitura informou que deverá concluir, em até dez dias, o relatório final com o levantamento completo dos danos.
De acordo com órgãos de monitoramento, foram registrados 40 milímetros de chuva em menos de meia hora. O fenômeno climático teria se deslocado do bairro Fragata em direção ao Areal, na zona Leste, atingindo diferentes regiões do município.
Diversas estruturas públicas também sofreram danos, entre elas unidades de saúde e cerca de 15 escolas. Uma das instituições afetadas foi a Escola Municipal de Educação Infantil Bernardo de Souza, que apresentou problemas no telhado e precisará adiar o início das aulas, anteriormente previsto para segunda-feira.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, os ventos durante o temporal chegaram a 75,2 km/h.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Divulgação
