Usuários e instituições financeiras em diferentes regiões do Brasil relataram nesta segunda-feira (29) instabilidade no sistema de pagamentos Pix. De acordo com o site Downdetector, as queixas começaram a crescer a partir das 10h da manhã, envolvendo dificuldades para realizar e receber transferências instantâneas.
A falha ocorre em um momento de atenção redobrada do setor financeiro. No início de setembro, o Banco Central anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança do sistema financeiro, buscando reduzir o risco de fraudes e a utilização de operações por parte do crime organizado.
Entre as mudanças estabelecidas, está o limite de R$ 15 mil para transações via TED e Pix realizadas em instituições de pagamento que não têm autorização para funcionar diretamente pelo Banco Central, além de prazos mais rígidos para autorizações e novas exigências de capital e governança.
As instabilidades relatadas nesta segunda-feira ainda não foram oficialmente explicadas, mas a expectativa é de que o Banco Central e as instituições envolvidas emitam comunicados sobre a situação ao longo do dia.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper