Um golpe cruel vem sendo aplicado na região e já teve registro confirmado em Dois Irmãos nesta semana. Criminosos monitoram publicações de falecimentos e atos fúnebres em redes sociais e, logo após, entram em contato com familiares alegando que a pessoa falecida teria deixado dívidas com agiotas ligados a facções criminosas.
De acordo com o delegado Felipe Borba, da Polícia Civil de Dois Irmãos, os golpistas utilizam ameaças para tentar forçar pagamentos imediatos. Em alguns casos, chegam a enviar vídeos exibindo armas e discursos violentos para intensificar o medo das vítimas.
“Nossa orientação é bloquear os eventuais contatos, que tendem a insistir durante certo tempo, inclusive com a apresentação de vídeos destinados a causar temor. E, jamais efetuar qualquer pagamento, pois os golpistas tenderão a exigir mais dinheiro”, alertou Borba.
Nesta semana, uma família procurou a Delegacia de Dois Irmãos após ser alvo da tentativa de golpe. Os criminosos exigiam o valor de R$ 3.600, mas a abordagem não teve êxito porque a vítima percebeu inconsistências no relato.
O delegado ressalta que podem existir outras vítimas que, por medo das ameaças, acabaram pagando sem registrar ocorrência. “É possível que haja vítimas que não desconfiaram da cobrança ou preferiram pagar por receio das eventuais ameaças”, destacou.
A Polícia Civil reforça que qualquer pessoa que receba esse tipo de contato deve procurar imediatamente as autoridades e registrar ocorrência, para evitar novas extorsões e ajudar nas investigações.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: O Diário da Encosta da Serra