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    Início » Frente Parlamentar liderada por Paparico Bacchi propõe uso de R$ 1,3 bilhão do Funrigs para evitar pedágios no Vale do Taquari e Norte do RS
    Estado

    Frente Parlamentar liderada por Paparico Bacchi propõe uso de R$ 1,3 bilhão do Funrigs para evitar pedágios no Vale do Taquari e Norte do RS

    Fernando KopperFernando Kopper8 de abril de 202502 minutos de leitura4

    A Frente Parlamentar Contra os Pedágios, presidida pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PL), protocolou nesta segunda-feira (7) um ofício direcionado ao governador Eduardo Leite solicitando a elaboração de um novo estudo técnico sobre a aplicação dos recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) na reestruturação das rodovias que integram o Bloco 2 de concessões no Rio Grande do Sul. A proposta contempla os trechos localizados nas regiões do Vale do Taquari e Norte do Estado.

    O objetivo é apresentar à população duas alternativas viáveis: uma com a execução de obras de infraestrutura por meio de concessão com pedágios, e outra com a utilização dos R$ 1,3 bilhão do Funrigs para melhorias nas rodovias sem a cobrança de tarifas. A Frente Parlamentar solicita que o estudo seja conduzido no prazo máximo de quatro meses, com base em critérios técnicos e levando em consideração os impactos sociais e econômicos para os setores produtivos diretamente afetados.

    “Queremos garantir que os recursos do Funrigs sejam aplicados de forma eficiente, sem a imposição de pedágios, e que a população e os setores produtivos possam se manter vivos e competitivos sem precisar arcar com novas tarifas”, afirmou Paparico Bacchi.

    No mesmo ofício, a Frente também requer transparência por parte do governo estadual quanto ao cronograma e à metodologia prevista para o desenvolvimento do plano de reestruturação viária, que atualmente prevê a concessão das rodovias do Bloco 2 à iniciativa privada.

    O Bloco 2 é composto por trechos das rodovias ERS-128, ERS-129, ERS-130, RSC-453, ERS-135, ERS-324 e BR-470. O modelo previsto para concessão é o sistema de pedágio com livre passagem, conhecido como free flow. Caso a concessão seja efetivada, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deixará de operar nos trechos que administra atualmente nessas regiões.

     

    O documento protocolado está sob análise do gabinete do governador e aguarda resposta oficial do Executivo estadual.

    Com informações: Jornalista Fernando Kopper

    Fernando Kopper

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