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    Início » Estudantes do RS poderão passar de ano com até quatro reprovações em 2025
    Ensino

    Estudantes do RS poderão passar de ano com até quatro reprovações em 2025

    Fernando KopperFernando Kopper31 de dezembro de 202402 minutos de leitura20
    A partir do ano letivo de 2025, alunos da rede estadual do Rio Grande do Sul que reprovarem em até duas áreas de conhecimento e em até dois componentes curriculares por área – totalizando quatro matérias – poderão avançar de ano. A medida está prevista em uma portaria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) publicada nesta segunda-feira (30) e prevê a chamada progressão parcial, que permitirá estudos complementares no ano seguinte nas disciplinas em que o estudante não atingir a média 6.
    O instrumento possibilitará que alunos com dificuldades em matérias como Língua Portuguesa e Literatura, na área de Linguagens e suas Tecnologias, e Física e Química, em Ciências da Natureza, sigam para a série seguinte com dependência nessas disciplinas. Contudo, reprovações em mais de duas disciplinas de uma mesma área resultarão na retenção do aluno.
    De acordo com a Seduc, a medida busca reduzir os altos índices de reprovação na rede estadual, que, no Ensino Médio, atinge 62,3% por até três disciplinas. A pasta destaca que muitas reprovações contribuem para o abandono escolar, e que a progressão parcial representa uma chance de continuidade nos estudos.
    A progressão parcial será oferecida, preferencialmente, no primeiro trimestre do ano letivo seguinte e não se aplicará a disciplinas eletivas, de aprofundamento curricular ou parte diversificada do Ensino Médio.
    A portaria também estabelece que estudantes aprovados por meio da progressão parcial terão esse status reconhecido em caso de transferência para outra escola. Da mesma forma, alunos reprovados em instituições sem o recurso poderão ser promovidos se ingressarem em escolas que adotem a prática.
    A Seduc reforça que o objetivo da medida é mitigar os impactos da repetência, incentivando a permanência dos estudantes na escola e contribuindo para a redução da evasão escolar.
    Com informações: Jornalista Fernando Kopper
    Fernando Kopper

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