Em resposta ao aumento da frota de veículos nas últimas duas décadas e ao consequente acúmulo de pneus inservíveis, a Prefeitura Municipal de Cruz Alta implantou um Ecoponto de Pneus, destinado ao armazenamento e descarte adequado desses materiais. Muitos pneus, quando descartados de forma irregular ou esquecidos em pátios, representam sérios riscos ambientais e de saúde pública, incluindo a proliferação da dengue.
O Ecoponto funciona no antigo ginásio do DAER, próximo à sede campestre do Clube Internacional, cedido pelo Corpo de Bombeiros, que mantém o local para guardar os pneus em ambiente coberto até a destinação final. A gestão do espaço é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Empreendedorismo e Inovação, em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria de Vigilância Ambiental.
No local, são recebidos sem custo pneus de empresas de borracharia ou de qualquer cidadão que precise descartar o material. Além disso, a equipe da Vigilância Ambiental recolhe pneus diretamente nos bairros como medida preventiva contra a dengue. Cruz Alta está cadastrada no sistema nacional de logística reversa RECICLANIP, que embarca cerca de cinco mil pneus por mês, abrangendo veículos de passeio, caminhões e máquinas agrícolas.
O coordenador da equipe de agentes de endemias, João Gabriel, destacou que a redução de pneus nos bairros permite à cidade atuar de forma preventiva nos períodos de maior risco para a dengue. Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Rogério Coradini Oliveira, afirmou que o Ecoponto representa uma solução definitiva para um problema que muitas cidades enfrentam. Ele também anunciou que a prefeitura iniciará em breve uma ampla campanha de divulgação dos diversos locais de descarte adequado de resíduos em Cruz Alta, abrangendo móveis, eletrônicos, colchões, recicláveis e demais resíduos urbanos e comerciais.
O Ecoponto de Pneus reforça o compromisso da administração municipal com a saúde pública, a preservação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis na cidade.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper