Com o tema “Minha deficiência não me define, minhas habilidades sim!”, teve início nesta segunda-feira, 25 de agosto, na Escola CIEP, a 5ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e de Altas Habilidades. A iniciativa integra as comemorações pelos 204 anos de Cruz Alta e é promovida pela Prefeitura, em parceria com associações representativas das pessoas com deficiência.

A abertura oficial contou com a presença da prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, do secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Lutimar Paes, do coordenador de Acessibilidade do município, Fabricio Guterres, e do presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Paulo Bastos.
O primeiro momento da programação foi marcado pelo seminário “Respeito, Atenção e Inclusão”, conduzido pelo professor Edi Barbosa e com interpretação em Libras feita por Márcia Lamaison. O encontro reuniu comunidade escolar, representantes de entidades e autoridades locais, com debates sobre acessibilidade no transporte público, esporte para pessoas com deficiência, espaços inclusivos e a garantia dos direitos fundamentais.

A Semana seguirá com atividades culturais, esportivas e educativas. O ponto alto será na sexta-feira, 29, com os I Jogos Paraolímpicos de Cruz Alta, no Ginásio Municipal, a partir das 9h. Entre as modalidades estão corrida para pessoas com deficiência, Copa de Bochas para cadeirantes, jogos de dama e dominó para deficientes visuais, basquete em cadeira de rodas e futsal para deficientes intelectuais.
Além das competições, haverá o Cadeiraço e a Caminhada às Escuras, promovidos pela ADECA e ADEVICA, em frente ao Ginásio Municipal. Toda a programação é organizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Acessibilidade, com apoio das secretarias municipais de Esportes, Lazer e Juventude, Habitação e Políticas Setoriais e Desenvolvimento Social.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper