A colheita do milho no Rio Grande do Sul segue em ritmo gradual e já alcança 83% da área cultivada no estado. A produtividade média está estimada em 6.866 kg por hectare, considerada satisfatória graças ao bom desempenho das lavouras semeadas mais cedo, segundo levantamento da Emater/Ascar-RS.
As plantações de semeadura tardia, que representam 8% da área total — com 1% ainda em desenvolvimento vegetativo, 2% em floração e 5% em enchimento de grãos — foram beneficiadas pelas chuvas mais abrangentes e volumosas da última semana. Essas precipitações permitiram a recuperação da turgidez celular das plantas, condição essencial para que permaneçam vigorosas, após um mês de março marcado pela escassez de chuvas.
Apesar do cenário positivo, algumas áreas foram reconvertidas para produção de forragem animal devido a danos irreversíveis causados pela estiagem. No geral, as lavouras mantêm boa sanidade, com níveis controlados de doenças e pragas, conforme monitoramento de técnicos e produtores.
▫️ Previsão do tempo para o fim de semana no RS
O sábado (5) será de predomínio do sol em todo o território gaúcho, com a chegada de uma massa de ar polar que trará queda acentuada nas temperaturas. O frio será mais intenso nas regiões da Serra e Campanha, com possibilidade de geadas fracas e isoladas nas madrugadas. No litoral, há chance de pancadas de chuva isoladas.
No domingo (6), o sol segue predominando em grande parte do estado, especialmente nas regiões Norte, Missões, Oeste, Centro, Campanha, Metropolitana de Porto Alegre e Serra. As temperaturas permanecem baixas, com possibilidade de recordes nas mínimas de 2025. No Sul e nos Vales, o tempo será ensolarado na maior parte do dia, mas com possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde.
▫️Chuva retorna na segunda-feira
Na segunda-feira (7), o tempo muda novamente. A chuva retorna com força à faixa Oeste, Missões, Campanha e região Central, onde há previsão de pancadas à tarde, acompanhadas de temporais localizados. Nas demais regiões — incluindo Vales, Região Metropolitana, Serra e Norte — o sol aparece durante o dia, mas também com previsão de chuvas moderadas a fortes entre a tarde e a noite.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper