A União Europeia anunciou, nesta segunda-feira (22), a reabertura do mercado para carne de frango e peru do Brasil, suspenso desde maio em razão do foco de influenza aviária registrado em uma granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O regulamento entrou em vigor nesta terça-feira (23), permitindo a entrada de produtos brasileiros com data de produção a partir de 18 de setembro.
No entanto, as exportações do Rio Grande do Sul, por ter sido o estado foco da doença, só poderão ser retomadas a partir de 2 de outubro. Já para a granja afetada, em Montenegro, a liberação será restrita a um raio de dez quilômetros e terá validade apenas a partir de 16 de outubro.
O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo Cardoso, destacou a importância da retomada, ainda que o bloco europeu represente apenas 4% do volume embarcado pelo Brasil. Segundo ele, a União Europeia se destaca como mercado estratégico para cortes de valor agregado, como o filé de peito.
“Essa reconquista vai fazer a diferença para as nossas exportações e demonstra ao mundo que, mesmo diante de desafios sanitários, o Brasil soube agir com correções e soluções reconhecidas internacionalmente”, afirmou Cardoso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper