O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras acusações nesta terça-feira (2) aos líderes da China, Coreia do Norte e Rússia, afirmando que estariam conspirando contra os Estados Unidos. As declarações foram publicadas em sua rede social Truth Social enquanto os líderes se reuniam em Pequim durante um grande desfile militar.
Trump desejou que o presidente Xi Jinping e “o maravilhoso povo da China” tivessem “um grande e duradouro dia de celebração”, referindo-se às comemorações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, o líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente russo Vladimir Putin acompanhavam Xi no evento.
Na postagem, Trump acrescentou: “Mandem minhas mais calorosas saudações a Vladimir Putin e a Kim Jong Un, enquanto conspiram contra os Estados Unidos da América”.
O episódio reforça a tensão política entre os Estados Unidos e as potências reunidas em Pequim, que realizavam uma celebração marcante para o regime chinês, com grande demonstração de poder militar.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper