O gaúcho Juliano Biron, 42 anos, apontado pela Polícia Civil como líder de uma facção criminosa com base no Vale do Sinos, foi preso na quarta-feira (10) na Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, onde utilizava nome falso e dizia ser natural de São José, em Santa Catarina. A confirmação da prisão ocorreu na manhã desta quinta-feira.
Biron estava foragido desde outubro do ano passado e possuía quatro mandados de prisão preventiva em aberto, além de soma 33 anos de condenação em regime fechado. Outro traficante gaúcho, de primeiro nome Yuri, morador de Cachoeirinha, também foi detido na operação, realizada pela Fuerza Especial de Lucha Contra el Narcotráfico (FELCN), polícia boliviana especializada no combate ao narcotráfico.
A prisão de Biron ocorre em paralelo à Operação Beatus, que mobilizou mais de 200 policiais civis na manhã desta quarta-feira para cumprir 17 mandados de prisão preventiva e 48 mandados de busca no Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul. A ofensiva mira uma facção com base no Vale do Sinos, que movimentou cerca de R$ 500 milhões em seis meses por meio de fazendas, imóveis e estabelecimentos comerciais. Até o momento, oito pessoas foram presas.
Em 11 de dezembro do ano passado, Biron já havia sido alvo da Operação Beatus, quando foram confiscadas 17 fazendas em território gaúcho, incluindo propriedades com pistas de pouso em Garruchos e Santo Antônio das Missões, suspeitas de serem usadas para transporte aéreo de drogas vindas da Bolívia. As fazendas também eram utilizadas para criação de gado, estratégia para ocultar dinheiro do tráfico.
Além do envolvimento com o narcotráfico, Biron foi condenado a 20 anos e oito meses de prisão pelo homicídio do fotógrafo José Gustavo Bertuol Gargioni, de 22 anos, em Canoas. Desde 2016, já havia cumprido pena em diversas unidades prisionais, incluindo a Penitenciária Federal de Mossoró (RN) e a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (RS), antes de conseguir prisão domiciliar humanitária em 2022.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper