Um violento temporal com características de tornado atingiu a região de Farroupilha no início da tarde desta terça-feira (23), deixando um cenário de destruição, especialmente na comunidade de Vila Rica. A intensa ventania provocou destelhamentos em larga escala e causou danos significativos a imóveis públicos e residenciais, incluindo a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Chesini.
Imagens registradas após a passagem do fenômeno mostram telhas espalhadas, estruturas comprometidas e partes das edificações expostas. Conforme a Defesa Civil Municipal, no momento do ocorrido não havia alunos nem funcionários na escola, o que evitou feridos. Até o momento, não há registro de vítimas.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e atuam na cobertura emergencial do telhado da escola com lonas, buscando evitar o agravamento dos danos, já que a chuva continuava na região após o evento extremo.
Além da escola, moradores de Vila Rica relataram o destelhamento de pelo menos 15 residências. Para reforçar o atendimento às famílias atingidas, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi também foi mobilizado. O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luciano Chaves Boeira, esteve no local para realizar a avaliação dos prejuízos e coordenar as ações de resposta e assistência às áreas afetadas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fotos: Felipe Vacari
