O tempo apresenta cenários distintos no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30). O sol aparece entre nuvens na maior parte do estado, com maior presença principalmente nas regiões Oeste, Sul e Centro. Já na Metade Norte, a instabilidade segue predominando, com maior cobertura de nuvens e ocorrência de chuva em diversos pontos.
Conforme a MetSul Meteorologia, as áreas mais afetadas pela instabilidade são o Noroeste, o Planalto, o Médio e Alto Uruguai, além da Serra Gaúcha. Nessas regiões, a chuva pode ocorrer a qualquer momento e, de forma isolada, voltar a ser forte. A presença constante de nuvens e a instabilidade impedem uma elevação mais significativa das temperaturas.
A situação exige atenção, já que a Metade Norte do estado está sob alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para risco de tempestades. Os avisos indicam possibilidade de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h, acumulados de chuva de até 100 milímetros em 24 horas e ocorrência de granizo.
Em contraste, o Sul do Rio Grande do Sul terá um dia típico de verão intenso. Com predomínio do sol, a região sofre a influência de uma bolha de ar quente posicionada sobre o Centro da Argentina, o que favorece temperaturas elevadas. Entre a Campanha e o extremo Sul, os termômetros devem superar os 35ºC em diversos pontos, caracterizando um dia de calor intenso.
Na capital Porto Alegre, a previsão indica variação de temperatura entre 21ºC e 32ºC. No Litoral Norte, cidades como Torres e Capão da Canoa também registram mínima de 21ºC, porém com máximas mais amenas, de 25ºC e 26ºC, respectivamente, devido à influência marítima. Já no Chuí, no extremo Sul do estado, a máxima deve ficar próxima dos 35ºC, reforçando o cenário de calor acentuado na região.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
