A terça-feira, 8 de julho, será marcada por instabilidade em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, áreas do Oeste, da faixa central do estado, da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Litoral Norte poderão registrar pancadas de chuva entre a madrugada e o período da manhã. Nas demais regiões, o sol deve aparecer com nuvens, embora haja momentos de maior nebulosidade.
Apesar do amanhecer ainda gelado, as temperaturas tendem a ser mais elevadas em relação aos últimos dias. Em diversas cidades, inclusive, a temperatura mínima pode ocorrer durante a noite. A tarde será de clima ameno. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 10°C, enquanto Caxias do Sul deve marcar 8°C e Bagé, 7°C. Já as máximas chegam a 20°C em Alegrete e 22°C em Santa Rosa.
Mesmo com o enfraquecimento da intensa massa de ar frio que atuou na semana passada, o estado segue registrando temperaturas negativas. Esta segunda-feira, 7, foi o oitavo dia consecutivo com mínimas abaixo de zero no RS — todos os dias de julho até agora apresentaram esse comportamento. A menor temperatura registrada no início da semana foi de -2,4°C, em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
As mínimas extremas têm ocorrido especialmente em áreas de baixada e fundos de vales, onde as condições atmosféricas favorecem o acúmulo do ar frio. Céu limpo, atmosfera seca em altitude, vento calmo e perda rápida do calor acumulado durante o dia contribuem para esse resfriamento acentuado à noite.
Com o retorno gradual das chuvas e temperaturas mais amenas durante o dia, o estado inicia uma transição climática após uma sequência de dias gelados, mas ainda sob influência do inverno rigoroso que marca o mês de julho no Rio Grande do Sul.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper