O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a noite de domingo (5) e o início da manhã desta segunda-feira (6) provocou estragos em diferentes regiões do estado. Na Região Central, um deslizamento de terra, pedras e árvores interditou totalmente, por cerca de uma hora e meia, a BR-158 em Itaara, no quilômetro 316. Após a remoção parcial dos materiais, o tráfego foi liberado no sistema “pare e siga” para todos os veículos.
Com a interdição parcial, a alternativa mais curta de desvio é pelo interior de Santa Maria, em Santo Antão, acessando Itaara pela Rua Evandro Berh, em estrada de chão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não há previsão de liberação total da rodovia.
Na Fronteira Oeste, em Itaqui, ao menos 12 casas ficaram destelhadas, a maioria na localidade de Vila Operário. O temporal foi registrado por volta das 20h15min, e equipes da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros atuaram na distribuição de lonas para os moradores atingidos.
De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual no início da noite, também houve registros de danos nos municípios de São Jerônimo e Triunfo, na Região Carbonífera. Nesses locais, foram registradas quedas de árvores e casas destelhadas. Apesar dos prejuízos, não houve registro de feridos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: PRF