Rajadas de vento e temporais isolados provocaram estragos em diversas regiões do Rio Grande do Sul na madrugada e manhã deste sábado, 02/08. A instabilidade atingiu principalmente as regiões Central, Campanha, Oeste e Sul do estado, com registro de granizo, quedas de árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica.

Em Bagé, na Campanha gaúcha, bairros como Tarumã, Arvorezinha e Castro Alves tiveram casas destelhadas após a ocorrência de granizo. No bairro Floresta, uma árvore caiu, exigindo a atuação do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) para a remoção. De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, Héctor Bastide, as equipes seguem mobilizadas para atender os chamados e minimizar os impactos à população. Moradores solicitaram lonas e telhas como auxílio emergencial.
Em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, foi registrada a maior rajada de vento até o momento: 104 km/h, segundo dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil contabilizou pelo menos oito residências destelhadas e dez quedas de árvores, além de postes de energia inclinados e sustentados por fios. A chuva intensa começou por volta das 6h e durou cerca de 40 minutos.
Santa Maria também foi afetada, com rajadas de até 60 km/h e chuva de granizo com pedras pequenas. A Defesa Civil atendeu seis ocorrências de residências danificadas, nos bairros Camobi, Tancredo Neves e Santa Marta. No bairro Caturrita, uma árvore caiu sobre uma rede elétrica, acionando o Corpo de Bombeiros. O município permanece em alerta amarelo para novos episódios de instabilidade.
Houve ainda registros de granizo e chuva em Rio Grande e São Gabriel, mas, até o momento, sem confirmação de danos. Em Dom Pedrito, as rajadas chegaram a 81 km/h. A Defesa Civil estadual emitiu alerta para as regiões Sul, Campanha, Centro e Oeste, além de condições de atenção para temporais com raios, granizo e chuva forte nas regiões Costa Doce, Venâncio Aires, Vale do Taquari, Litoral Norte, Santa Maria, Litoral Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do RS informou que a tendência é de continuidade dos temporais durante o fim de semana. Para este sábado, os acumulados de chuva devem variar entre 10 e 40 mm/dia, podendo atingir 60 mm/dia em áreas da região Central, Sul e Costa Doce. No domingo (3), são esperadas pancadas moderadas a fortes, com granizo e rajadas de vento que podem chegar a 90 km/h. Os acumulados devem variar entre 10 e 50 mm/dia, podendo chegar a 100 mm/dia em pontos isolados das Missões e do Noroeste.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper