Depois de vários dias de sol e temperaturas agradáveis, o tempo muda nesta quinta-feira (16) no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, a chuva retorna e marca o início de um período de instabilidade que deve se estender até o fim de semana, com risco de temporais isolados e a chegada de uma massa de ar frio.
A mudança começa ainda na madrugada, com chuva atingindo o Oeste gaúcho. Ao longo do dia, a instabilidade avança para outras regiões, concentrando-se especialmente entre o Centro, o Noroeste e o Norte do estado. Nessas áreas, há possibilidade de trovoadas, descargas elétricas e até queda isolada de granizo.
Na Metade Sul, a chuva será mais irregular e com menores volumes. Já no Leste, o aumento da nebulosidade será o principal destaque. Em Porto Alegre, a previsão é de tempo mais nublado, com baixa probabilidade de chuva, que, se ocorrer, deve ser passageira e de fraca intensidade.
Na sexta-feira, sob influência de uma área de baixa pressão, a chuva deve atingir a maior parte do estado, com maior intensidade novamente na Metade Norte. No extremo Sul, há chance de o tempo seguir firme.
No sábado, a instabilidade persiste em parte do território, especialmente entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte. Nas demais regiões, o tempo começa a firmar. A entrada de ar frio trará vento forte, com rajadas entre 50 e 80 km/h em grande parte do estado, podendo ultrapassar esses valores nos Campos de Cima da Serra. Na capital, as rajadas devem variar entre 50 e 70 km/h.
No domingo, o tempo finalmente melhora, com o retorno do sol e o avanço de uma massa de ar mais seco e frio sobre o território gaúcho.
Os acumulados de chuva até sábado devem variar bastante: entre 100 mm e 150 mm em pontos da Metade Norte, enquanto no Sul os volumes não devem ultrapassar 20 mm.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
