Um soldado do 6º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB), em Alegrete, natural de Passo Fundo, afirma ter sido agredido por três cabos da mesma unidade e ingressou na Justiça para não retornar ao quartel sem garantias de segurança. O militar, que está de dispensa médica, teme sofrer novas agressões ou até ser morto caso volte à cidade.
Segundo um depoimento de três páginas, obtido pela reportagem, o episódio ocorreu em 7 de julho de 2025. O soldado relata que foi dominado e arrastado por um dos cabos para dentro do alojamento, onde teria sido imobilizado, colocado de cabeça para baixo e agredido com chutes, pontapés e um cabo de vassoura, resultando em hematomas nas pernas e nádegas.
Ainda de acordo com o relato, outro militar também teria sido agredido com um “mata-leão” pelos mesmos cabos, ação que teria sido presenciada por três soldados. Após o episódio, o soldado buscou atendimento médico e comunicou o caso a um capitão.
O advogado do militar anexou atestado médico e ingressou com mandado de segurança para impedir o retorno ao quartel enquanto não houver garantias formais de segurança.
Na manhã de sábado (9), o 6º RCB divulgou nota afirmando que não compactua com condutas que atentem contra a integridade física ou moral de seus integrantes. O comando informou que instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias e identificar os responsáveis. A unidade destacou que medidas para garantir a segurança de todos os militares estão em vigor e que, ao término da apuração, o caso será encaminhado ao Ministério Público Militar.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Site Sb News | Repórter Dariano Moraes