O primeiro dia de novembro será de predomínio de sol em todo o Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. Apesar do tempo firme, a presença de nuvens deve marcar o céu em várias regiões ao longo do dia. A manhã começa com temperaturas amenas, chegando a ser um pouco frias em áreas de maior altitude, mas os termômetros sobem gradualmente, proporcionando uma tarde de clima agradável.
Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 15°C e a máxima de 25°C. No Noroeste do Estado, o calor será mais intenso, e há possibilidade de chuva isolada no final do sábado. Já no Leste e no Litoral Norte, podem ocorrer garoas ou pancadas passageiras de chuva.
O mês de novembro marca a transição da primavera meteorológica para o verão, caracterizada por temperaturas mais elevadas e aumento das chuvas no Brasil Central. Na capital gaúcha, as médias históricas indicam 17,2°C nas mínimas e 27,7°C nas máximas, com precipitação média de 105,5 milímetros, uma das menores do ano.
Com a influência do fenômeno La Niña e o resfriamento adicional das águas do Pacífico, o Estado deve registrar chuva abaixo da média na região Sul e acima da média do Centro ao Norte. A MetSul alerta para o risco de temporais fortes nos dias 7 e 8 de novembro. Ainda assim, não há expectativa de estiagem. As temperaturas tendem a ficar ligeiramente abaixo da média, com dias predominantemente agradáveis e poucos episódios de calor intenso, além do vento Leste moderado a forte, característico desta época do ano.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
