O sol deve aparecer em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 4 de novembro, apesar da presença de nuvens em algumas áreas. Segundo a MetSul Meteorologia, o amanhecer será de temperatura amena, mas o aquecimento será rápido ao longo do dia, especialmente durante a tarde.
As temperaturas mais elevadas estão previstas para a Fronteira Oeste e o Noroeste, com máximas acima dos 30°C em cidades como Santa Maria, Cruz Alta e Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 17°C e 29°C. A MetSul não descarta a possibilidade de chuva isolada no Litoral Norte e instabilidade no extremo Sul, especialmente na região do Chuí, no fim do dia.
O alerta, porém, está voltado para o final da semana. A MetSul monitora uma potencial situação de muito alto risco meteorológico entre quinta-feira (6) e sexta-feira (7), quando há possibilidade de formação de um intenso ciclone sobre o Sul do Brasil. O fenômeno pode provocar chuva volumosa, ventos fortes e tempestades severas no Rio Grande do Sul.
Modelos meteorológicos indicam valores de pressão atmosférica entre 994 hPa e 995 hPa, considerados baixos e atípicos para a região. Caso se confirme, a sexta-feira deve concentrar a instabilidade mais intensa, com risco de granizo e vendavais, principalmente em municípios gaúchos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
									 
					