A sexta-feira (3) será de instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, o céu ficará carregado de nuvens na maior parte do estado, embora em alguns pontos ocorram aberturas temporárias de sol ao longo do dia.
A chuva atinge grande parte do território gaúcho, mas de forma irregular. Em algumas cidades, a precipitação ocorre já entre a madrugada e a manhã, enquanto em outras localidades a chuva chega apenas entre a tarde e a noite. Apesar disso, os volumes tendem a ser baixos, e em regiões do Oeste e Leste do estado o tempo pode seguir sem registro de precipitação, mas com umidade e céu nublado.
As temperaturas iniciam a sexta-feira com marcas amenas, sem frio intenso. No entanto, a nebulosidade e a presença de chuva limitam a elevação térmica, tornando a tarde menos quente do que a registrada na quinta-feira (2) em boa parte do território gaúcho.
A MetSul alerta que o Sul do Brasil terá dias seguidos de instabilidade até pelo menos a metade da próxima semana, em um padrão persistente de umidade, sem atuação de massas de ar seco e frio que garantiriam tempo firme.
Para o sábado (4), os modelos meteorológicos indicam possibilidade de chuva em boa parte da Região Sul, ao menos em parte do dia. Já no domingo (5), o tempo firma em grande parte do Paraná e de Santa Catarina com o avanço de ar quente, enquanto no Rio Grande do Sul a instabilidade persiste, especialmente no Oeste e no Sul. Na Metade Norte gaúcha, o sol aparece entre nuvens, elevando as temperaturas.
Na segunda-feira (6), uma frente fria avança pelo estado, trazendo chuva generalizada, que pode variar de moderada a forte em diversas cidades. Na terça (7), o tempo melhora na maior parte do território gaúcho, mas na quarta-feira (8) há previsão de retorno da instabilidade, principalmente no Norte do estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper