O mês de setembro se despediu do Rio Grande do Sul sob instabilidade climática, marcada pelo avanço da chuva em várias regiões. Já esta quarta-feira, 1º de outubro, inicia com precipitação em parte do território gaúcho, mas não em sua totalidade, segundo previsão da MetSul Meteorologia.
No Oeste e no Sul, o dia deve ser de tempo firme, com presença de sol entre nuvens. Já no Centro, Norte e Nordeste, incluindo a Grande Porto Alegre, a previsão é de sol com períodos de nebulosidade e registro de chuva ou garoa em alguns momentos. Na capital, as temperaturas ficam entre 17ºC e 23ºC.
O prognóstico indica ainda que a manhã será um pouco mais fria na Campanha e no Sul, enquanto nas demais regiões o amanhecer será ameno. Durante a tarde, as marcas devem se manter agradáveis em todo o estado. Em Chuí, os termômetros variam entre 11ºC e 21ºC; em Caxias do Sul, de 15ºC a 20ºC; em Santa Rosa, de 17ºC a 26ºC; e em Bagé, de 10ºC a 22ºC.
O que esperar de outubro
Outubro é marcado pelo clima típico da primavera, com menos frio e mais dias de calor no Sul do Brasil. É também um dos meses mais tempestuosos do ano, em razão do choque entre massas de ar frio e quente, somado à influência de áreas de baixa pressão e sistemas de instabilidade.
Em Porto Alegre, a média histórica de chuva para outubro é de 153,2 mm, uma das mais altas do ano, ficando atrás apenas de julho (163,5 mm). A média de temperaturas mínimas é de 15,7ºC, e a de máximas, 25,2ºC.
A tendência climática aponta para um outubro com chuva acima da média em grande parte do Sul do Brasil, especialmente no Norte do Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina. Não está descartada a possibilidade de precipitação excessiva, acompanhada de temporais com vento forte e granizo.
Já no Sul gaúcho, algumas áreas podem registrar volumes abaixo da média. Em relação às temperaturas, o mês deve ter marcas acima da climatologia na maior parte do Brasil, mas no Rio Grande do Sul os desvios devem ser menores, com possibilidade de períodos mais próximos das médias históricas.
Apesar de alguns episódios de calor intenso, o mês também terá a chegada de massas de ar frio, ainda que de forma menos intensa e mais esporádica.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper