São Lourenço do Sul, no Sul do Estado, foi a cidade mais afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias, com acumulado que já se aproxima de 300mm entre a área urbana e o interior. O cenário levou o prefeito Zelmute Marten a decretar calamidade pública na manhã deste sábado (23), após constatar os severos estragos.
Segundo a Prefeitura, mais de 2 mil residências foram atingidas, deixando centenas de famílias desalojadas e acolhidas por parentes e amigos. Outras 17 pessoas desabrigadas estão sendo assistidas no abrigo emergencial aberto durante a madrugada na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. O bairro Lomba é, até o momento, o mais atingido pelos alagamentos.
O prefeito relatou que o arroio São Lourenço transbordou após a concentração de água na zona rural, que costuma levar até oito horas para chegar ao perímetro urbano. “Alertamos a população por volta das 21h e passamos a madrugada apoiando as famílias. Agora, precisamos torcer para que o vento ajude a água a escoar rapidamente para a Lagoa dos Patos”, destacou Marten.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Defesa Civil Municipal, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros atuam em plantão permanente, prestando resgate e atendimento às famílias atingidas. A Defesa Civil Estadual deve reforçar as ações ainda neste sábado, enquanto o prefeito mantém contato direto com o Governo do Estado e o Governo Federal para garantir apoio imediato.
Outros municípios da região também enfrentaram problemas. Em Pinheiro Machado, quatro pontes ficaram submersas durante a madrugada, mas a situação já foi normalizada. Dois bueiros rompidos no Assentamento Pinheiro Machado devem ser consertados ainda hoje, e estradas rurais seguem em reparos. Já em Jaguarão, o nível do rio Jaguarão subiu, mas não houve transtornos, e a água começa a escoar lentamente para a Lagoa dos Patos.
Com o decreto de calamidade, São Lourenço do Sul espera acelerar a chegada de recursos e medidas emergenciais para amenizar os impactos das chuvas sobre a população.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper