A Sala do Empreendedor de Cruz Alta, sob a gestão de Cleberson Gardin, anunciou nesta semana uma importante atualização legislativa para os microempreendedores individuais (MEIs) da cidade e região.
A informação foi repassada pelo deputado federal Pedro Westphalen, durante visita oficial ao espaço, destacando a aprovação, na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 67/2025. A proposta eleva o limite de faturamento anual do MEI de R$ 81 mil para R$ 150 mil.
O projeto ainda precisa ser analisado pelas Comissões de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e Cidadania e, em seguida, votado em Plenário. Caso aprovado, seguirá para o Senado Federal.
Segundo Westphalen, a medida é essencial para estimular o empreendedorismo no país.
“O novo limite do MEI é uma medida justa e necessária. Ela reconhece o papel fundamental dos microempreendedores na economia brasileira e oferece mais fôlego para que possam crescer com dignidade e menos burocracia”, destacou o parlamentar.
Para Cleberson Gardin, gestor da Sala do Empreendedor, a mudança traz segurança e planejamento aos negócios locais.
“Essa mudança é uma conquista para os empreendedores de Cruz Alta e região. Muitos ultrapassavam o limite anterior em períodos sazonais e acabavam desenquadrados. Com o novo teto, será possível crescer com mais tranquilidade”, afirmou.
A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto também ressaltou a relevância da proposta:
“Cruz Alta é uma cidade de empreendedores. Toda medida que amplia oportunidades e garante mais segurança para quem investe e gera renda é bem-vinda. A Prefeitura seguirá apoiando nossos microempreendedores para que possam crescer e prosperar”, declarou.
Mantida pela Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sala do Empreendedor oferece atendimento gratuito para MEIs, incluindo abertura de CNPJ, emissão de guias, capacitações e consultorias em parceria com o Sebrae.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper