O Rio Grande do Sul segue em estado de atenção nesta quarta-feira, 03/09, devido à previsão de temporais em diversas regiões. As áreas mais suscetíveis a transtornos são o Oeste, a Campanha, o Sul e parte do Noroeste e da Região Central, onde há risco elevado de chuvas volumosas e tempestades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém em vigor até o fim do dia um alerta de perigo para essas regiões, com previsão de acumulados entre 50 e 100 milímetros de chuva, ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h, além de descargas elétricas e queda de granizo.
De acordo com a Climatempo, os maiores volumes previstos são para Bagé (67,29 mm), Barra do Quaraí (67,19 mm), Candiota (65,63 mm), Quaraí (57,71 mm) e Uruguaiana (47,6 mm).
No restante do Estado, a previsão também é de chuva, acompanhada de rajadas de vento e risco de granizo, mas com menor intensidade, próxima dos 50 milímetros. A meteorologia alerta ainda que, devido aos acumulados registrados nos últimos dias, há possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos em áreas vulneráveis.
Temperaturas elevadas
Mesmo com o tempo instável, a quarta-feira deve ser marcada por calor e sensação de abafamento, especialmente no Norte, Noroeste e parte da Serra. Iraí pode registrar máxima de 31 °C, enquanto Roca Sales, Venâncio Aires e Três Passos devem alcançar 29 °C.
Instabilidade continua nos próximos dias
A previsão indica que a instabilidade deve persistir até o dia 10 de setembro, com possibilidade de acumulados que podem chegar a 200 milímetros no período, superando a média histórica mensal, que varia entre 140 mm e 180 mm.
Na quinta-feira (4), a frente fria que atua no Estado deve se deslocar pela costa, mantendo o cenário de chuva. Em seguida, a entrada de uma nova massa de ar frio deve provocar queda nas temperaturas em todo o território gaúcho.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper