A segunda-feira, 11/08, começou gelada no Rio Grande do Sul, com temperaturas negativas e sensação térmica intensa em várias regiões. Vacaria, na Serra, registrou -0,4°C, enquanto Cambará do Sul marcou 0°C. Esta é a primeira vez desde sexta-feira (08) que o Estado registra temperatura negativa, reflexo de uma nova onda de frio que chegou ao território gaúcho.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos cinco cidades tiveram sensação térmica abaixo de zero nesta manhã. Em Lagoa Vermelha, no Norte, os termômetros indicaram sensação de -3,4°C, enquanto em Bento Gonçalves, na Serra, foi de -2°C.
Na Capital, a estação meteorológica do bairro Belém Novo, na Zona Sul, registrou mínima de 6,2°C, e a do Jardim Botânico, na Zona Leste, marcou 7,7°C.
A Climatempo estima que a massa de ar polar que atua sobre o Estado seguirá influenciando o clima até, pelo menos, quarta-feira (13).
No sábado (9), a quinta onda de frio do ano trouxe novamente a neve para a Serra. O fenômeno foi registrado em São José dos Ausentes e Cambará do Sul, que também anotaram temperaturas próximas de 0°C. Em Vacaria, o vento de 29 km/h provocou sensação térmica de -3,7°C, enquanto em Cambará do Sul a sensação chegou a -10°C devido à intensidade das rajadas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper