O Rio Grande do Sul terá mais um dia marcado pela grande amplitude térmica nesta terça-feira (11). Conforme a MetSul Meteorologia, o sol volta a predominar na maior parte do estado, garantindo um amanhecer frio para o mês de novembro, mas com elevação significativa das temperaturas ao longo do dia, especialmente durante a tarde.
A madrugada deve ser de céu claro e ar seco na maior parte das regiões. A partir da manhã, nuvens começam a avançar pelo Noroeste e, no decorrer da tarde, alcançam diversas áreas do estado, alternando-se com períodos de sol. A exceção fica para pontos mais ao Sul e regiões próximas ao litoral, onde o céu deve permanecer limpo durante todo o dia.
A tendência é de aquecimento mais acentuado em cidades do Oeste, Noroeste, Centro e nos vales, onde a tarde pode registrar sensação de calor. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 13°C e 29°C. Já em São José dos Ausentes, no extremo Nordeste, os termômetros oscilam de 4°C a 24°C. Em Santana do Livramento, a previsão é de 11°C a 27°C, enquanto Alegrete deve atingir máxima de até 30°C. No Litoral Norte, Torres registra mínima de 12°C e máxima de 25°C.
A semana começou com marcas típicas de inverno e registro de geada em algumas localidades, mesmo já na metade de novembro. Na segunda-feira, São José dos Ausentes registrou 2,6°C. Outras baixas mínimas incluíram 3,2°C em Cambará do Sul, 4,1°C em Soledade e 5,8°C em Gramado. Na Região Metropolitana, os termômetros marcaram 7,5°C em Viamão e 9,3°C em Eldorado do Sul e Cachoeirinha.
Em Cruz Alta, a segunda-feira registrou mínima de 14°C, e para esta terça-feira a máxima prevista deve atingir 29°C.
Segundo a MetSul, modelos meteorológicos apontam ainda a possibilidade de uma nova massa de ar frio no início da próxima semana, o que pode provocar novamente temperaturas abaixo da média para o período.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
