Com um crescimento expressivo de 94,5% no número de visitantes estrangeiros, o Rio Grande do Sul se tornou o segundo estado brasileiro que mais recebeu turistas do exterior nos primeiros cinco meses de 2025, ficando atrás apenas de São Paulo. De janeiro a maio, 1,17 milhão de turistas internacionais desembarcaram em território gaúcho, número quase o dobro dos 603 mil registrados no mesmo período de 2024, segundo dados da Embratur.
A movimentação tem sido percebida nos principais pontos de entrada, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O guia de turismo Wilson Stropper, que trabalha no local, classifica o fluxo atual como um fenômeno:
“Nós não estávamos acostumados. A América do Sul está mandando muito turista para cá, para o Rio Grande do Sul, realmente um fenômeno que não víamos há mais de 10 anos”, afirma.
A Argentina lidera como país emissor de turistas ao Brasil, com 968 mil visitantes entre janeiro e maio deste ano. De acordo com Roderico Almeida, motorista e guia de turismo, o câmbio favorável tem incentivado os “hermanos” a viajarem mais:
“A moeda lá está um pouco diferente. Então, está sendo atrativo também para eles virem para cá procurar o nosso estado.”
Além do aumento no volume, os visitantes têm estendido a permanência em solo gaúcho, segundo Victor Hugo Almeida, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS):
“Eles têm ficado um pouco mais aqui. Seja alguma noite em Porto Alegre, seja ao longo da viagem. E até os chilenos, por conta do voo direto entre Porto Alegre e Santiago, têm vindo mais.”
Outro destaque é a diversificação dos destinos. Se Gramado e Canela seguem como referência turística consolidada, o estado tem conquistado os estrangeiros com novos roteiros. Almeida cita exemplos como a Costa Doce, o Salto do Yucumã, o Vale dos Vinhedos, os Pampas Gaúchos e o turismo de fronteira, especialmente na região das fronteiras secas.
Mesmo os brasileiros estão desbravando novas regiões gaúchas. A professora Fábia da Silva, de Sergipe, que já conhecia a Serra Gaúcha, decidiu explorar outras cidades do interior:
“Agora, vou para Roque Gonzales, Ijuí, Cerro Largo. O acolhimento das pessoas é maravilhoso. Uma nordestina que ama o frio e é muito bem recebida aqui.”
No total, o Brasil já recebeu 4,8 milhões de turistas estrangeiros em 2025, número que representa 70% da meta estipulada pelo Plano Nacional de Turismo até o fim do ano. O desempenho do Rio Grande do Sul, nesse cenário, reforça o papel estratégico do estado na recuperação econômica pós-enchentes e no fortalecimento do setor turístico nacional.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper