O enfrentamento aos maus-tratos contra animais no Rio Grande do Sul conta atualmente com 62 Delegacias de Polícia com o selo Delegacia Amiga dos Animais em todo o Estado, além da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema), em Porto Alegre, responsáveis por investigar denúncias e ampliar a rede de proteção animal.
Criado em abril de 2021, o selo Delegacia de Polícia Amiga dos Animais tem como objetivo instituir cartórios especializados na apuração de crimes de crueldade contra animais. Inicialmente adotado por 15 delegacias, o projeto foi ampliado e atualmente está presente em 18 unidades na Região Metropolitana e outras 44 no interior do Estado.
Nessas unidades, são desenvolvidas ações como verificação de denúncias, fiscalizações, resgates de animais, encaminhamento para tratamento veterinário, promoção da adoção responsável e atividades preventivas. Delegacias que não possuem o selo também podem investigar ocorrências, porém não contam com estrutura exclusiva para esse tipo de atendimento.
A população pode denunciar casos de maus-tratos por meio do Disque Denúncia 181, pelo site da Delegacia Online ou em qualquer delegacia de polícia. Ocorrências envolvendo animais domésticos também podem ser comunicadas à Secretaria do Meio Ambiente do respectivo município.
Já em situações relacionadas a animais silvestres, as denúncias podem ser encaminhadas à Divisão de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente do Estado por WhatsApp, pelo número (51) 98593-1288, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, ou pelo e-mail [email protected].
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Polícia Civil
