A massa de ar polar que avançou sobre o Rio Grande do Sul provocou temperaturas baixas e formação de geada em diversas regiões na manhã deste sábado (9), data que marca o início do fim de semana de Dia dos Pais. De acordo com a Climatempo, o Estado esteve sob o impacto da quinta onda de frio do ano, acompanhada de umidade nas áreas mais elevadas da Serra, o que manteve a possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada, chuva congelante e até neve, especialmente nos Campos de Cima da Serra, incluindo cidades como São José dos Ausentes.
Durante a madrugada e o amanhecer, a geada se formou na Campanha, no Oeste e em áreas do Sul e do Norte, com mínimas de 2°C em São José dos Ausentes e 3°C em Pinheiro Machado e Erechim. Porto Alegre registrou mínima de 7°C e máxima prevista de 15°C. Um ciclone extratropical no oceano manteve o tempo instável pela manhã no leste, nordeste e na serra, com pancadas de chuva e rajadas de vento moderadas. No Oeste, nas Missões, no Noroeste e na Campanha, o sol predominou com variação de nuvens.
Para o domingo (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê geada em grande parte do Estado, com risco de perdas em plantações nos Campos de Cima da Serra. Mesmo com predomínio do sol, a sensação de frio deve permanecer, com mínimas entre 3°C e 8°C e máximas que não devem ultrapassar 16°C em Porto Alegre. A expectativa é que a massa de ar polar siga atuando até, pelo menos, quarta-feira (13).
Com informações: Jornalista Fernando Kopper