A quinta-feira (6) será marcada pela presença do sol em grande parte do Rio Grande do Sul, embora algumas regiões possam registrar períodos de nebulosidade. A estabilidade no tempo é resultado da atuação de uma massa de ar mais seco e frio que chegou ao estado nesta quarta-feira (5), acompanhada de vento no Leste gaúcho, na retaguarda de uma frente fria que avançou pela costa, associada a um centro de baixa pressão.
O amanhecer deve apresentar temperaturas amenas e até frio em áreas do Sul do estado. Com o avanço do dia, os termômetros sobem e a tarde promete ser agradável na maioria dos municípios, com maior aquecimento previsto para a Fronteira Oeste e o Noroeste gaúcho.
Mudança no tempo: formação de ciclone deve trazer temporais
Entretanto, essa estabilidade não deve durar. Entre sexta-feira (7) e sábado (8), um ciclone em formação no Sul do Brasil deve provocar uma nova onda de tempestades. A MetSul Meteorologia alerta para risco de chuva forte, vendavais e queda de granizo em pelo menos oito estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
No Rio Grande do Sul, os efeitos do sistema começam a ser percebidos já na sexta-feira, com aumento da instabilidade e possibilidade de temporais, principalmente na Metade Norte. Municípios do Centro, Noroeste e Norte do estado podem registrar acumulados expressivos de chuva, que variam entre 50 mm e 100 mm, com possibilidade de volumes ainda maiores em pontos isolados.
As autoridades recomendam atenção especial para áreas vulneráveis a alagamentos e enxurradas, além do acompanhamento das atualizações meteorológicas ao longo dos próximos dias.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
